Secretário de Infraestrutura de Jaguaquara deixa o cargo, após proferir discurso que desagradou o grupo

Discurso de Nelson desagrada o sistema. Foto: Facebook/Prefeitura

A semana que passou e a que se inicia, vem sendo marcadas por burburinhos nos meios políticos de Jaguaquara, após visita do secretário de Infraestrutura do Município ao plenário da Câmara de Vereadores.

Nelson Matos Teixeira teria atendido a convocação feita pelo vereador Julival do Bregresso (PCdoB), para que o titular da pasta respondesse a questionamentos de parlamentares sobre as ações da Secretaria.

Contudo, as declarações de Nelson desagradaram o governo e geraram incômodo na gestão, cujos membros reagiram nos bastidores com críticas ao posicionamento do então secretário, que além de expor problemas herdados da gestão anterior, representada pelo ex-prefeito, Giuliano Martinelli (PP), padrinho político da atual prefeita, Edione Agostinone (PP), fez elogios ao posicionamento considerado por ele respeitoso dos vereadores da bancada de oposição.

Teixeira revelou falhas, que foram desde serviço de recuperação de estradas vicinais, com deficiência da patrulha mecanizada – o que gerou atraso no trabalho de recuperação de vias no interior do Município, ao papel da Guarda Municipal, que de acordo com ele era usada como ”bico” por alguns de seus contratados, que iriam aos órgãos no período noturno para dormir. ”Ficamos até abril com caçambas na coleta de lixo em detrimento ao que acontecia na zona rural. A gente não conseguiu montar um plano de trabalho que fosse eficiente”, lamentou.

Nos meios políticos da cidade, os comentários de quem acompanhou a sessão transmitida pela rádio comunitária Jaguar FM são de que Nelson não proferiu ofensas aos integrantes dos setores em seu discurso, mas revelou ”duras verdades” que desagradaram o sistema – inclusive, 48 horas depois, o agora ex-secretário havia pedido demissão do cargo. Nelson era uma das poucas caras novas na gestão, que mantém a maioria dos membros de governos passados.

Para ocupar o espaço, a Prefeitura buscou solução caseira e nomeou, nesta segunda-feira (25), após exoneração de Nelson, o engenheiro civil Matheus Santos Oliveira, de forma interina. Vale ressaltar que essa é a segunda mudança no alto escalão da administração de Jaguaquara. No dia (29/09), Juliana Santiago deixou o cargo de secretária de Educação e foi substituída por Valdir dos Santos, professor da rede municipal.