Secretário baiano critica uso do Fundeb no Renda Cidadã; ”descobrir um santo para mal cobrir outro”

Secretário Jerônimo Rodrigues, ao meio. Foto: Matheus Cunha

Anunciada na segunda-feira pelo governo federal, a ideia de retirar recursos do novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para custear o Renda Cidadã foi criticada pelo secretário de Educação do governo baiano, Jerônimo Rodrigues. Para o gestor, uma política de assistência social não pode ser financiada retirando recursos de outra ação social

”Fazer isso é, simplesmente, descobrir um santo para mal cobrir o outro”, condenou o secretário baiano. ”Este governo (federal) não gosta da Educação”, concluiu. Ainda sem um formato concluído e um projeto enviado ao Congresso Nacional, o renda cidadã deve substituir o bolsa família a partir de janeiro.

Rodrigues avalia que o Brasil precisa é ampliar as políticas sociais. O secretário lembrou que em julho, durante a tramitação da PEC que tornou o Fundeb em um fundo permanente o executivo federal tentou retirar R$ 8 bilhões deste para o próximo programa de transferência de renda.

”Agora, o Governo Federal quer desviar o equivalente a 5% do Fundeb para a proposta do ‘Renda Cidadã’. Esta medida compromete o financiamento da Educação, prejudicando estados e municípios e, sobretudo, a população mais pobre, ampliando as desigualdades sociais”, destacou.