Secretária do Coegemas, Primeira-dama representa Maracás em encontro de gestores de Assistencia social

Evento reuniu secretários e o governador Jerônimo. Foto: Divulgação

Caminhar de mãos dadas para assegurar a assistência social. Essa foi a frase que marcou a primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2023, realizada na terça-feira (24), em Salvador. O encontro reuniu gestoras e gestores estaduais e municipais da assistência social de diversos municípios baianos.

A mesa de abertura contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis e da primeira-dama de Maracás, Guida Galvão, que além de membro da CIB como representante dos municípios de pequeno porte é secretária do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Bahia e acompanhou no evento a da presidente do COEGEMAS-BA, Ediana Dourado.

Dentre as pautas da CIB estavam a apresentação do plano do governo 2023/2026, da área da assistência social, proposta de monitoramento de implantação do SUAS Bahia Mais Rural e proposta de critérios de elegibilidade para expansão dos Centros Pop.

A fome e outros problemas sociais que afetam famílias de baixa rende estiveram entre os assuntos mais discutidos pelos participantes, inclusive pelo governador, que se comprometeu com a assistência social pelos próximos quatro anos, afirmando que firmará parcerias com os municípios. ”Um momento importante, porque a assitência social está acima dos interesses políticos e essa é uma área que exige de nós gestores muita sensibilidade e sabedoria para acoolher os mais necessitados”, disse a primeira-dama de Maracás.

”Esse é o meu primeiro momento com essa instância colegiada e já me sinto acolhida. Juntos iremos somar para promover a política do Sistema Único da Assistência Social, a política do desenvolvimento social, e todas as políticas que conferem dignidade ao povo brasileiro e ao povo baiano”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis.