Secretária da Saúde de Porto Seguro orienta apenas uma dose da vacina para quem teve Covid

Secretária da Saúde de Porto, Raissa Soares. Foto: Marcos Corrêa

Secretária da Saúde de Porto Seguro, a médica Raissa Soares orientou, equivocadamente, a população sobre a vacinação contra o coronavírus durante uma entrevista online com um jornalista. No vídeo, Raissa, que é defensora do tratamento precoce, sem comprovação, contra a doença, afirma que tomar as duas doses do imunizante só é necessário para quem ainda não contraiu a doença.

”Queria aproveitar esse espaço para alertar quem está vacinando. Quem já teve covid, só deve tomar uma dose. Vejo pessoas que já tiveram tomando as duas doses. As vacinas que chegam têm uma bula. A Sesab aqui da Bahia tem orientado que quem teve a covid já estimulou o sistema imunológico uma vez. Não tem que se vacinar duas vezes”, disse.

A Secretaria estadual da Saúde (Sesab), no entanto, negou a informação. ”Todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19 devem se vacinar com as duas doses da vacina, sendo a primeira dose após 30 dias a partir do início dos sintomas da Covid-19 ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2. Esta é a orientação das autoridades sanitárias federal e estadual. A imunidade natural (provocada por doença) não possui um tempo exato de permanência, logo é preciso fazer o esquema vacinal em duas doses”, disse a pasta.