Secretaria da Educação inicia formação continuada com coordenadores pedagógicos e gestores escolares

Cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual, entre coordenadores pedagógicos e gestores escolares, participam nesta segunda (8) e terça-feira (9) do Encontro de Formação Continuada. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), é realizada em Salvador e, simultaneamente, em 12 Polos Formativos alcançando educadores dos 27 Territórios de Identidade.

“Esta é a terceira etapa do Plano de Formação Continuada, que teve início em abril, com a rodada de escuta e escrita colaborativa, prosseguiu com a formação dos formadores e agora estamos concretizando a formação do que chamamos de dupla gestora que são os coordenadores pedagógicos e gestores escolares”, afirmou a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado. Neste encontro formadores, coordenadores pedagógicos e gestores dialogam sobre avaliação diagnóstica.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, saudou os coordenadores e gestores presentes no Polo de Salvador e frisou a importância de fortalecer a aprendizagem. “Começamos julho com muita alegria e a nossa expectativa é que este plano de formação colabore muito para o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem dos nossos estudantes em todo o Estado e não só da rede estadual, queremos também chegar aos municípios por meio de regime de colaboração”, pontuou o secretário.

Gestores e coordenadores aprovam a formação

Coordenadora pedagógica no Colégio da Polícia Militar – Professor Alexandre Leal Costa, em Barreiras, Hermenízia Costa afirma que a formação continuada em contexto de trabalho é uma conquista. ”É o momento da gente repensar e planejar novas práticas e mais significativas que levem realmente o encantamento aos nossos alunos para o processo de ensino e aprendizagem” afirmou. ”Estou achando muito pertinente a abordagem desta formação. É uma oportunidade de ouvir os nossos pares, o que eles têm feito de diferente para que a gente possa melhorar como um todo”, afirmou a coordenadora pedagógica Luciana Simões, do Colégio Estadual Josevaldo Lima, no município de Lamarão.

Entre os gestores escolares, a expectativa sobre a formação também é positiva. ”Essa atividade é muito importante dentro da construção do que queremos fazer nas nossas escolas. É uma nova visão da Secretaria, um novo caminho com formação continuada, construção coletiva e amadurecimento de ideias para que, no chão da escola, possamos ter as transformações tão sonhadas e tão urgentes por nós que fazemos a escola pública acontecer nos territórios”, pontuou José Sérgio da Silva Pasto, do Colégio Estadual Hamilton Rios de Araújo, de Conceição do Coité.

Gestora no Colégio Estadual Herculano Faria, em Barreiras, Audemara Nascimento afirma ser um momento ímpar para a educação baiana. ”Essa reflexão permite que a gente pense sobre os processos de ensino, a organização da escola e, principalmente, no que tange às práticas pedagógicas. É refletir sobre a forma que temos trabalho e como a escola tem se estruturado para alcançar o objetivo principal que é o desenvolvimento da aprendizagem de nossos estudantes”.