Seca baixa nível de barragem e deixa moradores sem água em Jaguaquara

A situação do abastecimento de água em Jaguaquara está se agravando a cada dia com o prolongamento da escassez de chuva. O município está prestes a entrar em situação de emergência por causa da seca. A barragem que abastece a cidade está em situação crítica e já não dispõe de água para manter o abastecimento de forma regular, a não ser que chova com intensidade e o nível da barragem se eleve.

Na tarde desta quarta-feira (9), a reportagem do Blog Marcos esteve no Distrito do Baixão de Ipiúna, a 14 km da sede do município e, in loco, constatou que o estado é muito mais lementável do que imaginávamos. Segundo informações, desde novembro do ano passado que a vazão baixou a um nível preocupante e até agora não houve chuva para restabelecer o nível normal.

Como continua sem chover, o abastecimento passou a ser feito com água bombeada do Rio das Almas, na região do Santo Estevão, mas com a alternância de abastecimento a água demorar em chegar até a torneira nos reservatórios dos moradores e o fornecimento acaba ficando comprometido, gerando falta d’água em vários pontos do município. A Embasa vem adotando medidas até agora paliativas, devido à situação crítica, enquanto a chuva não chega, mas a empresa ainda não emitiu se quer uma nota oficial esclarecendo sobre a real situação, o que gera indignação por parte dos moradores. O problema afeta também os municípios de Itaquara e Irajuba, que são abastecidos com a água do Rio das Almas, onde a estiagem pode ocasionar baixa no nível. Já na barragem do Baixão, populares foram vistos nesta tarde tentando pescar alguns peixes que ainda sobrevivem na água suja. Pessoas quem residem nas proximidades questionam que a Embasa não viabiliza uma limpeza na barragem para facilitar captação de água na localidade quando a chuva vier.

Foto: Blog Marcos Frahm