Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres de Maracás

Unidade Móvel atende na Praça Rui Barbosa. Foto: Divulgação

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maracás, através da Secretaria de Saúde, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), teve início na manhã de quarta-feira (8), o programa Saúde sem Fronteiras, que vai até dia 22 de dezembro, beneficiando mulheres com a realização de mamografias, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama, para mulheres de 40 a 69 anos, faixa etária mais propensa ao aparecimento da doença.

A unidade móvel equipada com mamógrafos de última geração, que detectam precocemente casos de câncer de mama atende das 08 às 17h, na Praça Rui Barbosa, próximo à Prefeitura. As pacientes são encaminhadas para atendimento pelas unidades de saúde, onde são realizados, também, o agendamento prévio para a mamografia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o programa Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Segundo a secretária Darlene Rosa, a Prefeitura de Maracás disponibilizou transporte e lanche para mulheres da zona rural que buscam o atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.