Saúde: Bahia recebe 220 novos respiradores nesta semana, garante secretário Vilas-Boas

Secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Foto: Reprodução

Novos respiradores devem chegar à Bahia nesta semana para dar suporte aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, até quinta-feira (21), todos os equipamentos devem estar em solo baiano.

Em entrevista à TV Bahia na manhã desta terça (19), Vilas-Boas informou que foram adquiridos na China 60 equipamentos, 30 deles já estão no estado e a outra remessa do equipamento deve ser enviada até quinta. Além disso, outros 160 respiradores devem chegar ao estado na quarta-feira (20) em um voo fretado ou em uma aeronave da FAB.

”A nossa dificuldade é vencer a terça, a quarta e a quinta, porque cada dia que passa a gente mata um leão e vai conseguindo abrir novos leitos. A partir da próxima semana, com a abertura do hospital de campanha na Fonte Nova e situação estará relativamente controlada”, disse o secretário.

Após realizar uma compra frustada com uma empresa americana, o secretário informou que embora seja burocrático o processo de ressarcimento dos R$49 milhões investidos em 2 mil respiradores, o negociação está ”caminhando”.

Por meio do Consório Nordeste, a Bahia realizou a compra junto com uma empresa americana que, por sua vez, realizou o pedido para uma empresa de Xangai, na China. No entanto, os chineses não enviaram os equipamentos. ”Até o momento estamos tranquilos com o processo de devolução que tem sido acompanhado diuturnamente por nós da secretaria de Procuradoria do Estado”, assegurou.