São João modesto de Jequié começa nesta quarta, com homenagem a Lampião e Maria Bonita

Decoração valoriza cultura nordestina. Foto: Blog Marcos Frahm

Os festejos juninos em Jequié, que neste ano serão realizados de forma modesta começam nesta quarta-feira (19), na Praça Rui Barbosa, com apresentações de quadrilhas e atrações musicais regionais. Mas o destaque do São João deste ano na Cidade do Sol é a decoração que valoriza os símbolos da cultura nordestina.

A decoração do centro de Jequié é composta por réplicas dos santos de São Pedro, Santo Antônio e São João, além de figuras como Luiz Gonzaga, Lampião e Maria Bonita. Também faz parte de cenário um trio feminino que chama a atenção para a importância e presença da mulher. A festa começa nesta quarta e prossegue até domingo (23).

Entre as atrações musicais estão Lé Kum Cré, Casa Du Zôto, Marly Brasil, Gilson Prates, Estakazero, Norberto Curvêllo, Forrozão Marajá, Paulinho Jequié e Cescé Amorim, Dedé da Paraíba, Tribuna do Acordeon, Trio Zabumbaia e Forró Umbu com Leite.

A festa também contará apresentações das tradicionais quadrilhas Beija-Flor, Cangaço Real, Arraiá do Sertão, além  das quadrilhas da Força Jovem Católica, Akroma, da Associação Jequieense de Cegos (AJECE) e da Secretaria de Desenvolvimento Social – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do bairro Joaquim Romão.

A Praça Rui Barbosa sempre foi utilizada pela Prefeitura para montagem da Vila Junina e o circuito oficial era na Praça da Bandeira. Contudo, a gestão municipal alega dificuldade financeira como justificativa para a não realização de um grande evento.