Santa Inês celebra retorno do cortejo da Lavagem da Escadaria em festa da padroeira, depois de dois anos

Baianas tipicamente vestidas durante cortejo. Foto: Marcos Frahm

Maior festa popular religiosa do Município, a Lavagem da Escadaria da Igreja de Santa Inês, foi retomada neste domingo (15/1), após dois anos de interrupção em razão da pandemia da Covid-19. O cortejo, formado por baianas tipicamente vestidas saiu às 09h, percorrendo as principais vias da cidade, encerrando às 13h em frente a Igreja Matriz, no Centro do Município.

Prefeito Émerson Elói recepciona Rosemberg Pinto no evento

Foram quatro horas e alguns quilômetros de procissão, que reuniu, além de fiéis e baianas, políticos, a exemplos do prefeito Émerson Elói (PT) e do deputado estadual líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), que ao longo dos últimos anos vem prestigiando a festa. 

Pelo sexto ano consecutivo como prefeito de Santa Inês, Emerson era só expectativa para o evento: ”Todo mundo sem máscaras, só isso já é muita coisa. Está nas ruas, com manifestação cultural, para a gente é muito importante, principalmente quando a gente alinha a cultura e educação”, disse o gestor ao Blog do Marcos Frahm.

A tradicional Lavagem ocorreu depois da segunda noite do Festival de Cultura, que atraiu grande público com shows de Vitor Fernandes, Tayrone e atrações locais. Neste domingo, as apresentações se encerram às 19h e a banda Labasaia é a principal atração.