Rui Costa critica decreto sobre privatização das UBS: ”Presidente não entende nada de nada”

Rui Costa critica decreto de Bolsonaro. Foto: Fernando Vivas

O governador Rui Costa (PT) criticou o decreto do governo federal que autorizava a realização de estudos para construção e administração de unidades básicas de saúde (UBS) pelo setor privado. Após a repercussão negativa, o presidente Jair Bolsonaro decidiu nesta quarta-feira (28) revogar a medida.

O petista questionou o decreto e disse que o governo federal não poderia interferir na gestão das UBS, de competência dos municípios. Para Rui, o Ministério da Saúde deveria fazer com as prefeituras um debate sobre novas formas de gerir as unidades.

”O que o governo federal poderia fazer era chamar as entidades de municípios, de prefeitos, para ver os formatos que poderiam, legalmente, mudar o marco legal brasileiro para tornar mais eficientes os serviços dos postos de saúde. Isso caberia o Ministério da Saúde coordenar. Quem tem que melhorar a eficiência dos postos de saúde é o Ministério da Saúde”, defendeu, em entrevista coletiva na manhã desta quinta (29).

Vale lembrar que a Bahia já possui unidades de saúde estaduais cuja operação é feita por meio de Parceria Público-Privada (PPP), aos moldes do que o governo federal alegou querer fazer com as UBS. Mas, no cenário baiano, esta forma de gestão se dá no Hospital do Subúrbio, em Salvador, e será empregada também no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, e não em unidades básicas de saúde.

”NÃO ENTENDE NADA DE NADA”

Rui ainda voltou a criticar Bolsonaro e disse que o Brasil elegeu um presidente que ”não entende nada de assunto nenhum”

”Parece aquele cabra que senta no bar, opina sobre tudo, mas não entende de nada. Tem uma opinião no primeiro gole, no segundo, já tem outra. Antes a gente contava piada de português, hoje contam piada sobre o Brasil lá fora”, lamentou.

”Ele sai chutando, causando um caos no país. Parece que ele quer que o Brasil fique discutindo bobagem, debatendo uma bobagem atrás da outra”, arrematou. Com informações do site Bahia Notícias