Rui diz que visitará Jequié para entregar obras, mas tergiversa sobre a briga de aliados pela prefeitura

Rui Costa estará em Jequié no dia (06/12). Foto: Mateus Pereira

O governador Rui Costa anunciou, nesta terça-feira (26/11), que estará em Jequié, no próximo dia (06) de dezembro, para entregar e ordenar obras na Cidade Sol.

A informação foi dada durante entrevista do chefe do Executivo baiano a Rádio Sociedade da Bahia, em Salvador, com retransmissão de emissoras de várias regiões do Estado, inclusive de Jequié, através da 93 FM, Povo FM e 95 FM. Segundo sua assessoria, Rui entregará o novo Colégio Militar de Jequié, além de 1.700 escrituras definitivas de casas do bairro Agenor Aragão – KM 3 e assinará ordem de serviço do projeto de requalificação urbanística da Avenida Tote Lomanto e também anunciará o aviso de licitação para a construção da ponte ligando os bairros de  Mandacaru e Joaquim Romão,  sobre o Rio de Contas, anseio dos jequieenses, inclusive uma promessa antiga não cumprida por outros governadores.

Durante a entrevista ao vivo em cadeia de rádios, ele foi indagado pelo radialista Elton Bispo, da rádio 95 FM, que abordou o assunto político-eleitoral, destacando o processo de sucessão municipal de 2020 em Jequié. Contudo, o governador tergiversou sobre o assunto, afirmando que no momento adequado falará de política, e que o foco ainda é o trabalho.

ELEIÇÕES 2020

Apesar de distante, o processo eleitoral do próximo ano já causa ebulição nos meios políticos de Jequié, com lideranças da base do Governo se articulando com vistas à sucessão municipal. Vários nomes são cogitados para candidaturas a prefeito, a exemplos do deputado estadual Zé Cocá (PP), do diretor da Santa Casa de Jequié, Alexandre Youssef (PSD), apoiado pelo deputado federal Antônio Brito (PSD), este que defende também o nome do Dr. Fernando como uma das alternativas do seu grupo, além do vice-prefeito Hassan Youssef, irmão de Alexandre, cunhado de Brito, mas aliado de Cocá.

O nome do  ex-deputado e ex-prefeito Roberto Brito (PP), também entra na lista dos cogitados, do ex-vereador Pé Roxo (PT), e do Dr. Alex (PSB), que seria um nome a ser lançado pelo atual gestor da Cidade Sol, Sérgio da Gameleira (PSB).

Mas há quem garanta que nem todas as pré-candidaturas prevalecerão e que só avançam as que obtiverem o apoio de Zé Cocá e Antônio Brito. Caso Cocá declina da ideia de ser candidato a prefeito, empunhará a bandeira de Hassan, que deverá filiar-se ao PP.

Já Brito, rechaça a possibilidade de entrar na briga como postulante ao Executivo e insiste com Alexandre Youssef e Dr. Fernando. No entanto, liderança consolidada, como o deputado estadual Euclides Fernandes (PDT), que exerce o seu quarto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, ainda não se manifestou sobre qual projeto político irá defender nas eleições municipais.