Ronda Maria da Penha promove ciranda contra violência de gênero no Quilombola, em Jequié

Tenente Patrícia dialoga com comunidade. Foto: Divulgação SSP

Policiais da Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP) promoveram, na tarde des quarta-feira (14), na comunidade quilombola do Barro Preto (ABEQUI), em Jequié, uma edição do projeto ‘Ciranda com a Ronda’. A ação deve ser levada para outras localidades das zonas rural e urbana da cidade.

De acordo com a gestora da OPRMP/Jequié, tenente Patrícia de Oliveira Batista, a iniciativa visa trabalhar o enfrentamento à violência contra mulheres quilombolas e da zona rural. ”A cada evento teremos um grupo de mulheres diferentes para que consigamos atingir o maior quantitativo de mulheres”, contou a policial.

Os policiais utilizaram o jogo do espelho, instrumento lúdico para ajudar as mulheres a conhecerem e identificarem todas as formas de violência e, nos casos em que vivem alguma forma de abuso,  reconheçam a si ou a outras como vítima. Todas as participantes recebem orientações de como solicitar ajuda ou ajudar outras vítimas.
”A intenção em atingir mulheres da zona rural  porque elas têm menos acesso à informação, à rede de apoio por morar em local distante”, explicou a oficial.

Fonte: Ascom: Marcia Santana