Roma e os caminhos de 2024 em Salvador

 

Para quem achou que João Roma (PL) estava morto politicamente, eis que ele ressurgiu na última semana. O ex-deputado federal presidiu a primeira reunião da Executiva do PL na Bahia que começa a aquecer os motores para 2024. A arrumação dos diretórios municipais está na sua mira e, principalmente, o de Salvador, cujo nome dele surge como virtual candidato ao Palácio Thomé de Souza.

Roma foi dono de 9% dos votos dos baianos quando concorreu na disputa do governo em 2022. É um número considerável para a construção de uma terceira via entre a dicotomia histórica do PT versus os neo carlistas.

Roma absorveu o voto bolsonarista e ele, como ministro que foi do ex-presidente, esteve fiel à sua adesão. Sabe que apesar de pequeno em comparação as outras cidades, o bolsonarismo em solo baiano pode até ser difícil, mas não é impossível, tanto que já existem bancadas na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa da Bahia.

O ex-deputado começa 2024 arrumado e com lastro. A única questão é realmente as rédeas do partido como oposição ao PT. Ele alega que a sigla é opositora ao projeto petista, mas os deputados são responsáveis por seus mandatos, ou seja, deu brecha para ter negociação com o governo do Estado na Assembleia. Isso dará certo?

Apesar de ter sua esposa, Roberta, na Câmara Federal, só isso não basta se quer caminhar. João Roma precisa sair candidato em 24 para se mostrar viável politicamente e ajudar na construção da eleição proporcional da sua sigla. Resta saber se não teria uma negociação bem arrumada com Bruno Reis (UB), visto que com ACM Neto (UB) o diálogo é inexistente. Mas, até que ponto Roma não ajudaria a base do governo na pulverização dos votos no campo da direita?! Questões que só o tempo nos dirá.

* Victor Pinto é jornalista (UFBA), bacharel em Direito (UCSAL) e especialista em gestão de empresas em radiodifusão. É apresentador e colunista na TV Band BA e Band News FM. Também atua em consultoria política. Twitter/Insta: @victordojornal.