Retrospectiva: Prefeitos fecharam comércio para conter o coronavírus no Vale do Jiquiriçá

Prefeitos se unirão para fechar comércio nas cidades. Foto: BMFrahm

O primeiro semestre de 2020 no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá foi marcado por medidas duras adotadas pelos mandatários dos respectivos municípios da região, que decidiram, em ação conjunta, fechar o comércio, igrejas, escolas e outros estabelecimentos, sob a justificativa de evitar a propagação do coronavírus nas cidades.

Os prefeitos, de vários municípios, chegaram a participar de reuniões com representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Militar, na Comarca de Jaguaquara, para discussões sobre suas medidas restritivas através de órgãos públicos para conter o Covid-19.

O primeiro decreto que determinou o fechamento do comércio nos municípios foi publicado pelas prefeituras em 18 de março. A maior festa popular do Nordeste e de tradição nas cidades da região, o São João, não aconteceu. Contudo, apesar das restrições, que foram afrouxadas pelos gestores com a proximidade do período eleitoral no segundo semestre, 108 pessoas morreram vítimas da Covid-19 no Vale, entre elas figuras conhecidas.