Retrospectiva: Itaquara perdeu em maio de 2020 um dos símbolos da política local, Astor Araújo

Astor Araújo faleceu em maio de 2020. Foto: Blog Marcos Frahm

O município de Itaquara, no Vale do Jiquiriçá, perdeu no dia (05) de maio de 2020 um dos símbolos da política local. O ex-prefeito da cidade, Astor Moura Araújo, morreu aos 69 anos, em Salvador, onde estava internado em uma unidade hospitalar acometido por problemas de saúde, que não foram revelados pelos seus familiares à época.

O corpo foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana. Astor ingressou na vida pública na década de 80, tendo sido prefeito de Itaquara de 89 a 93 e de 97 a 2005 e secretário de Governo de 2013 a 2017, quando a sua esposa, a médica Iracema Guimarães Araújo, governou o município após ter sido eleita com o seu apoio em 2012, quando Araújo foi impedido pelo TRE de disputar as eleições à época. Influente no cenário político, Astor, que tinha parentesco com o então deputado federal  Afrísio Vieira Lima (In memoriam) pai do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do ex-deputado Lúcio Vieira era militante do PMDB, atual MDB e chegou a ocupar cargo na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM, no primeiro mandato do ex-governador Jaques Wagner (PT), por indicação do seu partido, quando Edmundo Pereira, pelo PMDB, integrou a chapa de Wagner em 2006 como vice-governador.

A morte do ex-gestor Astor Moura Araújo foi lamentada nas redes sociais por moradores e lideranças políticas de toda a região.