Remédio pode reduzir 79% do risco de forma grave da Covid-19, mostram dados preliminares

Um medicamento chamado SNG001 reduziria em 79% o risco de se desenvolver uma forma grave da doença covid-19, apontam resultados preliminares  Este

Testes laboratoriais preliminares mostram que um medicamento inalado chamado SNG001 reduziria em 79% o risco de se desenvolver uma forma grave da doença Covid-19. O ensaio foi divulgado nesta segunda-feira (20) pelo laboratório britânico Synairgen.

De acordo com reportagem do Estadão, o medicamento usa uma proteína natural que está envolvida na resposta do organismo aos vírus chamada interferon beta.

O medicamento foi testado em um estudo realizado pela Universidade de Southampton. Os resultados mostram que entre os 101 pacientes que participaram do estudo entre os dias 30 de março e 27 de maio, os que receberam a medicação têm 79% menos chances de desenvolver formas graves da doença, em relação aos que receberam o placebo.

Essas formas obrigam ao uso de respirador e podem levar à morte, traz a matéria.

Entre os pontos identificados pelos especialistas está ainda o de que os pacientes tratados com o medicamento SNG001 mostram ter duas vezes mais chances de se recuperar a ponto de retomar suas atividades diárias, como se não tivessem sido infectados, do que aqueles que receberam um placebo.

Durante a pesquisa, três dos pacientes que receberam placebo morreram, enquanto não houve mortes entre aqueles que foram tratados com SNG001. O número de mortes representam 6% do total de pacientes participantes.

A matéria destaca que o estudo foi realizado em uma amostra pequena de pacientes e ainda não teve revisão por pares.