Relatório da Câmara diz que Ministério da Educação tem sido ”omisso” e ”inoperante”

A comissão externa da Câmara aprovou nesta quarta-feira (6) um relatório sobre o efeito da pandemia na educação básica. No documento, a comissão, que acompanha as ações do Ministério da Educação (MEC), parlamentares disseram que o MEC tem sido “omisso” e inoperante”.

O relatório apontou, entre outros pontos, queda no orçamento do MEC nos últimos anos, falhas na recuperação da aprendizagem dos alunos e afirmou que o ministério tem sido ”omisso e inoperante”.

”É essencial que o Ministério da Educação exerça, urgentemente, seu papel de liderança na coordenação nacional de políticas educacionais para lidar com estes desafios, em diálogo com os entes federados, com os demais ministérios, com a sociedade em geral, e com toda a comunidade de políticas públicas relacionadas a estes temas. Infelizmente, o MEC tem sido omisso e inoperante”, diz o documento.

Em nota, o MEC informou que adotou ”ações estruturantes” por meio da Política de Recuperação das Aprendizagens, classificada pelo ministério como “referência internacional”.