Rede SAC passa a realizar atendimento por videochamada para serviços do Planserv e Suprev

Em função da pandemia, a Rede SAC passa a realizar, atendimento por intermédio de videochamada para serviços da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) e do Planserv. A nova forma de atendimento do SAC visa a prevenção contra o Coronavírus, principalmente para aqueles servidores que estão dentro dos grupos de risco (aposentados, pensionistas e beneficiários do Planserv que possuem doenças crônicas).

O atendimento por videochamada vai abranger inicialmente dois serviços de cada um dos órgãos, selecionados dentro daqueles que possuem um público mais vulnerável.  A Suprev, responsável pela Previdência Estadual, vai atender por chamadas de vídeo os serviços de solicitação de isenção de imposto de renda e o de pensão por morte. Já o Planserv vai prestar os serviços de solicitação de isenção de coparticipação e solicitação de isenção de biometria.

A solicitação de isenção de imposto de renda se aplica no caso de servidores aposentados portadores e pensionistas de doença grave. Já a solicitação de pensão por morte é um benefício previdenciário destinado para dependentes de servidores que faleceram como viúvas, companheiros ou filhos. Técnicos da Suprev realizaram análises do fluxo desses serviços e detectaram que a maioria das pessoas que solicita atendimento está dentro do grupo de risco, por ter idade acima de 60 anos ou por ter outros fatores. Antes da pandemia, esses serviços eram prestados de forma presencial no Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), unidade de serviços da Suprev, que funciona nos Postos da Rede SAC.

Já o serviço de solicitação de isenção de coparticipação se destina àqueles beneficiários do Planserv que fazem tratamento de doenças crônicas, como diabetes, câncer, insuficiência renal, doenças respiratórias e cardiovasculares.

Por sua vez, a solicitação de isenção de biometria é indicada no caso de beneficiários que, por motivo de saúde, não conseguem ter a captura da sua biometria no momento do atendimento nos prestadores de saúde credenciados. Ambos os serviços eram solicitados presencialmente nos postos da Rede SAC, mas passarão a ser prestados por vídeochamadas, como forma de prevenção.