Ramon Fernandes propõe Título de Cidadania a Edmílson Garcia, ex-goleiro do Jequié

Projeto de Decreto de Ramon é aprovado. Foto: Blog Marcos Frahm

A Câmara Municipal de Jequié aprovou Projeto de Decreto de autoria do vereador Ramon Fernandes, na Sessão ordinária de quarta-feira ((3), em que concede o Título de Cidadania Jequieense ao senhor Edmílson Garcia de Araújo, ex-atleta de futebol com passagens pela Seleção de Jequié e Associação Desportiva Jequié – ADJ, nas décadas de 1960 e 1970, entre outras importantes atividades.

O homenageado nasceu no município Alagoinhas (BA), em 19 de outubro de 1950, sendo filho de Alzemira Campos de Araújo e Eufrosino Garcia de Araújo, casado com Mônica Araújo, tendo os filhos Gláucio, Anne Caroline, Mariana, Amanda. Edmilson chegou a Jequié em fevereiro de 1967 para tomar posse no Banco do Nordeste do Brasil após concurso público prestado para carreira de escriturário na cidade de Salvador (BA). A posse ocorreu em marco de 1967, na agência de Jequié onde o mesmo exerceu várias funções, dentre elas: chefe de credito rural, chefe de seção de área rural, chefe de setor de credito rural e eventualmente fiscal da carteira rural nas cidades de Itaberaba (BA) e Carira (SE). Foi gerente geral das agências nas cidades de Santa Maria da Vitoria (BA) Salvador (BA) Belo Horizonte (MG) e Laranjeira (SE).

Após a aposentadoria, foi convidado pelo então vice-governador do Estado da Bahia, César Borges, para exercer a função de secretário particular. Posteriormente ocupou outros cargos no Estado junto a secretaria de indústria, comércio e mineração (SICM) como coordenador de indústria, assessor especial, gerente estadual do programa de investimento e competitividade industrial e chefe da divisão financeira da SUDIC. Também ocupou o cargo de diretor financeiro da junta comercial da Bahia (JUCEB).

Edmilson se destacou em Jequié também na área esportiva na década de 1960 e 1970. No futebol amador passou por clubes como América e Flamengo de Maneca. Foi campeão Intermunicipal jogando pela seleção de Jequié em 1969. Já em 1970 fez parte da Associação Desportiva Jequié -ADJ como jogador profissional época em que o time se destacou quando chegou a liderar o campeonato baiano após vencer o Esporte Clube Bahia. Seu nome figura como um dos maiores goleiros do futebol jequieense de todos os tempos.