Raimundo Louzado é eleito presidente da Câmara Municipal de Jaguaquara em disputa acirrada

Raimundo comandará o Poder Legislativo. Fotos: Blog Marcos Frahm

O vereador Raimundo Louzado (PR) é eleito presidente da Câmara Municipal de Jaguaquara para o biênio 2020/21. A eleição foi realizada nesta quinta-feira (20). A vitória diante da vereadora Cristiane Pinheiro (PP) foi por um voto de diferença: 8×7. Os dois vereadores da bancada de oposição (Sara Helem e Valdi da F 4000) foram decisivos para a chapa vencedora. A mesa diretora fica assim constituída: Raimundo Louzado (presidente), Alex Amorim (vice), Jocemar Oliveira (1º secretário) e Roque Machado (2º secretário). Louzado tem experiência administrativa. Ele conduziu o poder legislativo no períodos de 2007/2008 2011/2012, quando foi eleito vice-prefeito na chapa do atual chefe do Executivo, Giuliano Martinelli (PP) e ainda hoje sua gestão é lembrada tanto pela classe política como pela população. A sua postura republicana no passado e o compromisso assumido de gerir a Câmara com autonomia contribuíram decisivamente nesse momento em que procurava apoio em busca de um novo mandato. ”Vamos fazer um trabalho para aproximar a Câmara da população, promovendo audiências públicas e reuniões para debater os problemas que mais afligem o nosso município”, disse durante entrevista coletiva da qual o Blog Marcos Frahm participou logo após a proclamação do resultado da eleição.

Chapa vencedora uniu governistas e oposicionistas em eleição

A disputa pela presidência da Câmara foi muito difícil para Raimundo Louzado em razão da inadequada interferência do prefeito Giuliano Martinelli (PP) no processo sucessório, conforme revelou o líder eleito. Embora tenha prometido isenção, pois os dois postulantes são da base de sustentação de sua gestão, o chefe do executivo é apontado como o idealizador e incentivador da candidatura da vereadora Cristiane, que é prima dele, e que foi lançada de última hora. Afirma-se nos bastidores, que Martinelli não tinha interesse na eleição de Louzado. O presidente eleito afirma que manterá uma relação de parceria com a gestão municipal. ”Sempre estive aberto ao diálogo e vamos colaborar no que for possível com a administração local, não criando nenhum tipo de dificuldade, contudo, é certo que teremos um Poder Legislativo independente de fato e de direito, dando voz a todos. A oposição não será ignorada na nossa gestão”, destaca. Raimundo Louzado enfatiza que os temas de interesse do Município serão prioridades e que não medirá esforços no sentido de tornar as sessões cada vez mais produtivas.

Votos da oposição foram decisivos para eleger Raimundo Louzado

Embora com o discurso equilibrado, defendendo uma relação republicana com a atual gestão municipal, é notório que o presidente eleito não está nada satisfeito com as manobras ocorridas nos dias que antecederam a eleição desta quinta-feira. Durante a entrevista coletiva Louzado acusa o prefeito de interferir em desfavor de sua postulação.”Sei que teve interferência” (da gestão), dispara o presidente eleito se referindo à articulação do prefeito em prol de sua prima Cristiane Pinheiro, cuja candidatura surgiu de última hora, já que a mesma nunca se manifestou publicamente a respeito. Foram derrotados, com Cristiane, Nildo Pirôpo, que decidiu ser vice da chapa, Élio Boa Sorte, Nei Cabeludo, Canesco, Uelson e Val da Carroceria.