Quem é o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL), preso pelo STF após ataques à Corte?

Daniel Silveira foi preso pela Polícia Federal. Foto: Reprodução
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), expediu na noite desta terça uma ordem de prisão por flagrante delito contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que mais cedo divulgou um vídeo com ataques a ministros da Corte — em especial, Edson Fachin, Gilmar Mendes e o próprio Moraes.

Preso em flagrante pela Polícia Federal, após publicar vídeo de ameaças ao STF, o deputado se descreve em seu perfil no Twitter como ”policial militar, conservador, bacharelando em Direito, deputado federal, totalmente parcial e ideológico”.

Hoje com 38 anos, Silveira tomou posse na Câmara em 2019, em seu primeiro mandato, dividindo a legislatura com curso de direito na Universidade Estácio de Sá. Além de policial militar, o deputado também é professor de muay thay. Foi eleito nas eleições de 2018 como deputado federal pelo Rio com 31.789 votos.

Durante a campanha, em 2018, ele protagonizou um dos episódios de maior repercussão de sua trajetória, quando, durante um comício ao lado do hoje governador afastado Wilson Witzel (PSC-RJ) e do hoje deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL-RJ), quebrou uma placa com o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada meses antes.

‘Vistoria’ no Colégio Pedro II

Também na companhia de Amorim, em outubro de 2019, quando os dois já exerciam seus cargos públicos, Silveira entrou sem avisar no tradicional colégio federal Pedro II para uma ”vistoria” no que chamou de ”Cruzada pela Educação”, alegando que denunciaria materiais com conotação política em ambiente escolar. Na época, a reitoria da unidade chamou a Polícia Federal, pois os deputados não tinham autorização para entrar no local.

Troca de cuspes em universidade

Em dezembro de 2019, Daniel Silveira se envolveu em uma discussão com uma mulher na Universidade Estácio de Sá, em Petrópolis, onde estuda Direito. Na ocasião, foi divulgado vídeo no qual os dois trocam cusparadas. O político pergunta se a mulher pertence ao Psol e se refere à legenda como ”partido de maconheiros, vagabundo e narcoterrorista”.

Ameaça de tiros em manifestantes

Em maio de 2020, Silveira divulgou vídeo com ameaças a manifestantes contrários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na ocasião, indo para uma manifestação no Rio de Janeiro com apoiadores do governo federal.

”Vocês vão pegar um ‘polícia’ zangado no meio da multidão, vão tomar um no meio da caixa do peito, e vão chamar a gente de truculento”, disse Silveira na gravação. ”Eu estou torcendo para isso. Quem sabe não seja eu o sortudo.”