Quatro suspeitos morrem durante ação da Cipe Central em Lagedo do Tabocal, Jequié e Ipiaú

Polícia apreendeu armas, moto e drogas. Foto: Divulgação//Cipe

Dois suspeitos morreram durante ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Cipe Central, na cidade de Lagedo do Tabocal, nesta quinta-feira (18/07). Segundo nota divulgada pela Cipe, os policiais estariam em ronda na cidade quando foram informados de que dois indivíduos armados estariam causando terror, em assaltos e tráfico de drogas, buscando refúgio no povoado de São Pedro.

De posse das informações iniciais e com o apoio da guarnição da 93ª CIPM/ Maracás (DPM de Lajedo do Tabocal), o efetivo policial deslocou-se até o distrito informado,  efetuando um cerco, que culminou com uma tentativa de rompimento dos criminosos através do emprego de arma de fogo. Os indivíduos tentaram fugir do cerco adentrando em um imóvel, sendo acompanhados pelos policiais que foram mais uma vez surpreendidos por novos disparos que impuseram uma ação mais enérgica e proporcional ao intento da dupla criminosa.

Após o cessar fogo, dois indivíduos armados com revólveres, identificados por Juan Paz da Silva e Saulo dos Santos Oliveira tombaram no solo alvejados, sendo socorridos ao Hospital Municipal de Lajedo do Tabocal, todavia não resistiram aos ferimentos e morreram.  Na Delegacia daquele município, foi lavrado o auto de resistência BO N° 120/2019, sendo apresentados ︎01 revólver, cal. .32, Taurus, numeração 79573 contendo munições de mesmo calibre, sendo 03 deflagradas, 02 picotadas e 01 intacta; ︎01 Revólver, cal. .32, marca ignorada, numeração suprimida, contendo munições de mesmo calibre, sendo 04 deflagradas, 01 picotada e 01 intacta, um saco plástico com cerca de  400g de maconha e uma máscara.

Passagens pela polícia

A polícia informou ainda que o jovem Juan Paz da 25 anos possuía passagens diversas por roubo de veículos, troca de tiros com policiais rodoviários federais e porte ilegal de arma de fogo. Revelou também que Saulo dos Santos Oliveira, DE 25 anos, já havia respondido por por porte ilegal de arma de fogo, roubo a veículos e assalto a mão armada. Ambos teriam sido presos no último domingo (14), com mais duas pessoas, no Loteamento Sol Nascente, em Jequié, sob acusação e roubo de motos.

Confronto e mortes em Jequié e Ipiaú

Ainda nesta quinta-feira, a Cipe Central registrou confrontos nas cidades de Jequié e Ipiaú, no Médio Rio de Contas. Em Jequié, por volta das 12h45, uma guarnição circulava em uma localidade rural, na divisa com Jitaúna e segundo informações policiais avistou um indivíduo em uma moto Honda Bros, com placa NZY-6727, licença de Vitória da Conquista; ”ao tentar aproximação para proceder a abordagem, o piloto empreendeu fuga por uma vicinal às margens da BR-330, abandonando a motocicleta e adentrando a uma área de mata fechada. Ao perceber o cerco imposto, o indivíduo passou a efetuar disparos sequenciais de arma de fogo. De pronto, a guarnição se abrigou e repeliu a injusta agressão. Ao proceder com a varredura perimetral, foi encontrado um indivíduo caído ao solo e junto ao corpo, uma arma de fogo tipo revólver. Embora o local fosse de difícil acesso, foi realizado o imediato socorro para o hospital Geral Prado Valadares, onde chegou com sinais vitais, evoluindo a óbito, atestado pela médica plantonista, CRM-BA 30463”, informou. A polícia apreendeu um revólver calibre .32, marca ilegível, a motocicleta e maconha.

Já em Ipiaú a ação ocorreu as 14h50, quando policiais da Cipe e PM, realizaram operação conjunta ”após serem informados de que na rua G do bairro São José Operário, estaria ocorrendo prática intensa de tráfico de drogas. As guarnições deslocaram até o local e lá se flagraram dois indivíduos, que empreenderam fuga em desabalada carreira pulando pelos muros das casas, sendo que em dado momento se separaram e um deles passou a efetuar disparos de arma de fogo contra as guarnições, havendo o necessário e proporcional revide. Cessado o confronto, foi encontrado um dos indivíduos alvejado de posse de um revólver calibre 38, ainda com sinais vitais e em outro quintal foi capturado o segundo resistente apresentando ferimentos.  Ambos conduzidos de imediato ao hospital Regional de Ipiaú, onde foram atendidos e constatado pelo médico plantonista que um elemento identificado por Rivaldo, vulgo polenta, evoluiu ao óbito e o outro identificado como Bruno vulgo bruninho, medicado e conduzido posteriormente a DP local para as devidas providências”, diz a Cipe em nota pública. Um revólver Cal. 38, Taurus, além de crack, cocaína e maconha foram apreendidos.