Proponente da CPI, senador Randolfe Rodrigues define 18 temas para investigação

Randolfe Rodrigues. Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) propôs a apuração de 18 temas na CPI que vai investigar a gestão federal na pandemia de Covid-19. O parlamentar da Rede foi o autor do requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito, na qual deve ser escolhido para a vice-presidência. As informações são do G1.

Entre os temas, estão investigar a produção e  distribuição de cloroquina e defesa do tratamento precoce contra a Covid-19, atraso na compra de vacinas e a crise de oxigênio em Manaus e no país. Randolfe Rodrigues também quer cobrar explicações sobre a falta de medicamentos para intubação, testes, respiradores e estoque de seringa e agulhas.

O objetivo, segundo o provável vice-presidente, é ”encontrar o caminho que nos leve à verdade sobre quem são os responsáveis pelo genocídio no Brasil causado pela pandemia do coronavírus”.

Em outro campo, o proponente da CPI defende a apuração sobre mapeamento da pandemia, estratégia de comunicação, o cancelamento de leitos de UIT em dezembro, o fechamento de 4 mil leitos no Rio de Janeiro, o fornecimento de máscaras sem registros, testes vencidos em Guarulhos e a visita de comitiva oficial a Israel para conhecer spray contra Covid-19.

Para Randolfe Rodrigues, a CPI deve investigar portarias datadas de 3 de setembro e 26 de novembro de 2020, a transferência de recursos do Fundo Nacional de Saúde para estados e municípios e as verbas para a saúde no Orçamento de 2021.