Instalação de aeroporto no Entroncamento de Jaguaquara começa a ser discutida pelo Estado

Discussão começa na SEINFRA. Foto: Euro Amancio/Blog Marcos Frahm

Um anseio antigo de moradores da região do Vale do Jiquiriçá, que é a instalação de um aeroporto regional, para atender aos municípios do território e do Médio Rio de Contas, começa a ser discutida pela Secretaria Estadual de Infraestrutura.

Durante reunião, na tarde desta quarta-feira (13), o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, deu sinal verde para a possibilidade do aeroporto regional se transformar em realidade. Antes, um estudo, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Médio Rio das Contas e com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá, deverá ser feito para verificar a viabilidade do projeto e onde ele seria construído.

Dois municípios foram citados para receber a obra, se aprovada: ou Manoel Vitorino ou Jaguaquara. Contudo, o Entroncamento de Jaguaquara, às margens da BR-116, é apontado como a melhor área para a construção. A reunião, da qual participaram o ex-deputado estadual e agora prefeito de Jequié, Zé Cocà (PP), além do presidente da Câmara de Jaguaquara, Nildo Pirôpo (PP), foi acompanhada in loco pela reportagem do Blog Marcos Frahm.

‘Eu acredito que Jaguaquara reúne condições, do ponto de vista estratégico, geográfico e topográfico. Como eu já havia proposto na Assembleia Legislativa, enquanto membro efetivo da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, nós precisamos de um aeroporto regional para alavancar o desenvolvimento econômico e social dos nossos territórios, trazendo incontáveis benefícios, gerando empregos com a movimentação da economia.”, afirmou o atual prefeito de Jequié.