Professores e funcionários elegem, pela primeira vez, os diretores de escolas em Jequié

Prefeito de Jequié, Cocá acompanhou a votação. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, realizou a eleição direta de diretores e diretoras das escolas municipais. O prefeito Zé Cocá, juntamente com o secretário de Governo, Hassan Iossef, com a professora Elvia Sampaio; a diretora geral do Núcleo Territorial de Educação (NTE 22), Thaisa de Farias Pereira; e com a equipe técnica da Secretaria de Educação, esteve visitando algumas escolas e acompanhando o início da votação.

A iniciativa inédita, no Sistema Municipal de Ensino, teve início às 8h e se estendeu até às 12h, foi organizada por uma Comissão Coordenadora Eleitoral, instituída pela Secretaria de Educação, composta por membros da Secretaria, representantes do Conselho Municipal de Educação, da APLB – Sindicato, do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), do Núcleo Territorial de Educação (NRE – 22) e da Câmara Municipal de Vereadores, além das Comissões Eleitorais Escolares, que acompanharam todo o processo das eleições, desde as inscrições das chapas até a apuração dos votos

Na primeira eleição para diretores e diretoras pro tempore da história de Jequié, puderam votar professores e funcionários efetivos, além de representantes do Conselho Escolar. As urnas para a votação foram distribuídas em diversas unidades escolares, a fim de facilitar o acesso dos eleitores e evitar aglomerações. Só puderam concorrer professores efetivos do quadro do magistério municipal e os eleitos para os cargos terão a responsabilidade de gerir a escola.

”O projeto resgata um sonho, uma esperança da categoria de professores das comunidades. Lá nas comunidades do alto do Loteamento Jardim Tropical, junto com o pessoal da associação de moradores, e com o pessoal do Jardim Eldorado, conversamos sobre isso. Para apoiarmos o projeto e ajudarmos o projeto a avançar, porque é bom e interessa à comunidade escolar e toda à sociedade.”, destacou o professor municipal, José Lientinho dos Santos.

”Foi um dia de festa da democracia na comunidade escolar! Estamos cumprindo um grande compromisso de campanha, assumido publicamente com toda a população e comunidade escolar. Essas eleições simbolizam um avanço para o setor educacional do município e dispõe sobre a democratização da gestão escolar, o que gera um grande impacto sobre todo o Sistema Municipal de Ensino que atende, atualmente, quase 20 mil alunos. Foram escolhidos profissionais do quadro efetivo e que, com toda a certeza, cuidarão do espaço da escola, com amor, carinho, dedicação e muito profissionalismo, não tenho dúvidas disso, implementando ações e realizando as melhorias necessárias para a comunidade escolar.”, disse Cocá.