Professores de Eunápolis entram em greve por tempo indeterminado; categoria cobra da prefeita reajuste

Pelo menos 20 mil alunos ficarão sem aula no município de Eunápolis. Os professores municipais da cidade, que fica localizada no extremo sul da Bahia, decretaram estado de greve por tempo indeterminado. A categoria cobra da gestão municipal melhorias estruturais nas escolas e reajuste salarial.

Entre as cobranças dos professores, estão quantidade suficiente de cadeiras e mesas para alunos, alimentação escolar de qualidade, contratação de professores e funcionários, reforma das escolas e reajuste do piso salarial nacional dos professores, que este ano ficou em 33,24%.

A decisão foi anunciada através de ofício divulgado pela APLB de Eunápolis nesta terça-feira (19).

Em nota nas redes sociais, o sinticato afirmou que tentou a resolução das demandas, mas não foi “ouvido e respeitado pela gestão municipal”.

”Por este motivo, em último caso, a nossa categoria entrou em greve até que a prefeita assuma, de fato, seu papel de gestora do município. As atividades serão retomadas assim que a prefeita aceitar dialogar e construir alternativas que garantam os direitos dessa categoria”, diz a nota.

A Secretaria de Educação de Eunápolis informou que, após sucessivas reuniões com representantes da categoria, colocou o piso em R$4.201 para professor nível 2 do município, enquanto o piso nacional dos professores é R$3.845. Segundo a pasta, a proposta já foi encaminhada para a Câmara de Vereadores de Eunápolis.