Primeira pesquisa eleitoral de 2022 aponta chance de vitória de Lula no 1º turno, com 45%

Pesquisa diz que Lula lidera cenário. Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa da Quaest Consultoria encomendada pela Genial Investimentos aponta que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula (PT) teria chances de vencer no primeiro turno com 45% da preferência do eleitorado, quatro pontos percentuais a mais do que a soma das intenções de voto dos demais concorrentes à Presidência. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento foi divulgado pela revista ”Veja”.

Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) está na segunda posição, com 23%. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) é o terceiro colocado, com 9%. Ciro Gomes (PDT) tem 5%, o governador João Doria (PSDB), tem 3%, e a senadora Simone Tebet (MDB), tem 1%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) não pontuaram. Foram entrevistadas 2 000 pessoas na pesquisa, a primeira do tipo divulgada neste ano eleitoral de 2022.

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria os adversários por pelo menos 20 pontos percentuais de diferença. Contra Bolsonaro, marcaria 54% a 30%. Contra Moro, 50% a 30%.