Preso pela 12ª vez, jovem diz: ‘quero sair das drogas, mais nao consigo. É a pedra, é a onda’.

Gedênio de Jesus Araújo, conhecido vulgarmente como ”Pinto”, se tornou um indivíduo chave de cadeia. Com apenas 19 anos, ele é usuário de entorpecente e acumula diversas passagens pela polícia, principalmente por furtos e roubos. Na tarde desta sexta-feira (14), ”Pinto” teve a sua 12ª entrada registrada na Delegacia Territorial de Jaguaquara. Desta feita, cair nas garras da polícia foi a melhor opção. É que Gedênio de Jesus, por pouco não foi linchado por moradores da Rua Nery, no bairro São Jorge. Segundo a Polícia Civil, ele teria praticado um assalto no Supermercado Andrade, localizado na Rua Filadélfia Vieira, no bairro Palmeira, de onde saiu em disparada e seguiu em direção ao São Jorge, onde invadiu uma residência, na tentativa de se livrar do proprietário do estabelecimento, José Andrade dos Santos, que lhe perseguia em uma motocicleta.

Após ter invadido o imóvel, ele assustou os moradores, que pediram socorro à vizinhança. Revoltados com a audácia do fujão, populares tentaram linchar o indivíduo, que foi socorrido pelo agente civil Dilton Carlos. Levado a delegacia, o acusado confesou ter praticado o assalto no supermercado, mas o dinheiro roubado não foi mais encontrado, com Pinto fazendo alegação de que perdeu a grana durante o trajeto. O mesmo teria saído do Conjunto Penal de Jequié há cerca de três, voltou a praticar atos ilícitos e retornou para a cadeia de Jaguaquara, sendo liberado na última terça-feira (19). Um dia após deixar as grades, na quarta-feira (20), abordou uma jovem identificada como Jaqueline dos Santos, em uma escada que liga a Rua do Triângulo ao bairro Palmeira, tomando da vítima um aparelho celular no valor de R$ 350,00, que foi vendido por R$ 40,00, para comprar entorpecente.

Ao ser apresentado a delegada Maria do Socorro, às 14h de ontem, Pinto revelou que foi salvo pela polícia. ”Tentaram me matar. Se não fosse o policial Dilton eu estava morto”. Questionado pela reportagem do Blog Marcos Frahm sobre o roubo do mercado, ele disse: ”Eu roubei porque queria comprar pedra, comprar minha droga com o dinheiro, mas quase que eu me lascava dessa vez”. O que te leva a ficar roubando e usando droga ? ”É a pedra, é a onda. Eu queria sair dessa vida, mas não consigo, a pedra não deixa”. Você não tem medo de voltar para o presídio? ”No presídio é melhor pra mim. Aqui eu não tenho nada pra fazer, não acho um trabalho e só faço roubar e fumar. Eu não quero mentir não, eu tô usando a pedra”, concluiu. Há quem diga que, dificilmente, uma pessoa que é dependente de drogas consegue abandonar o vício sem ajuda.

Foto: Blog Marcos Frahm