Presidente Jair Messias Bolsonaro afirma em live que inflação no Brasil fechará o ano em 6%

O Brasil vai fechar o ano com inflação em torno de 6%, segundo previsão do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). As declarações foram feitas na quinta-feira, durante live realizada no Rio de Janeiro. No primeiro semestre, o país teve variação do indicador oficial IPCA acima de 10% no acumulado de 12 meses. O ritmo perdeu força a partir de julho, com duas deflações mensais ocasionadas, principalmente, por quedas nas tarifas de energia e nos combustíveis.

Durante a live, Bolsonaro também falou sobre o PIX, um meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central a pessoas físicas e jurídicas lançado em 2020. ”Muita gente vivia na informalidade, nunca tinha tido uma conta em banco, passou então a usar o PIX e a se comportar como microempresário. Pelas informações que nós temos são mais de 1 bilhão de movimentações financeiras por mês”, disse o candidato.

Bolsonaro destacou que a tecnologia desenvolvida pelo Banco Central está sendo copiada por outros países. ”É uma revolução na economia brasileira. E como é uma boa notícia, ela começa a se espalhar pelo mundo. Estados Unidos, Colômbia e Canadá importam o PIX brasileiro. Nossa tecnologia tem ido para países como Estados Unidos, Colômbia e Canadá”, disse.

A economia também foi aboradada pelo candidato à reeleição nas redes sociais. Segundo o postulante do PL, o Brasil voltou a figurar entre as 10 maiores economias do mundo.