Presidente Jair Bolsonaro defende Olavo de Carvalho e diz esperar fim de embates com militares

Bolsonaro sai na defesa de Olavo. Foto: Marcos Corrêa

Mesmo com a reação do núcleo militar, o presidente Jair Bolsonaro elogiou publicamente nesta terça-feira (7) o escritor Olavo de Carvalho e disse esperar que os recentes desentendimentos se tornem página virada. Em sua página nas redes sociais, ele afirmou que a obra do ideólogo de direita contribuiu para a sua vitória na disputa do ano passado, ressaltou que ele tornou-se rapidamente um “ícone” e fez questão de dizer que o admira.

”Sempre o terei nesse conceito, continuo admirando o Olavo. Quanto aos desentendimentos ora públicos contra os militares, aos quais devo minha formação e admiração, espero que seja uma página virada por ambas as partes”, escreveu o presidente. Nos últimos dias, o agravamento da crise entre os militares e a chamada ala ideológica do governo Jair Bolsonaro (PSL) levou a uma reação do Alto Comando do Exército, que considera o presidente omisso na disputa e quer estabelecer um limite ao que vê como desrespeito institucional.

O recado foi dado pelo mais respeitado general da reserva, uma vez que oficiais da ativa não poderiam se manifestar. Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército de 2015 até o começo deste ano, chamou o escritor Olavo de Carvalho de “Trótski de direita”, ao criticar o patrono da ala ideológica associando-o ao líder comunista soviético Leon Trótski.

”Mais uma vez o senhor Olavo de Carvalho a partir de seu vazio existencial derrama seus ataques aos militares às Forças Armadas, demonstrando total falta de princípios básicos de educação, de respeito e de um mínimo de humildade e modéstia”, escreveu. Para ele, Olavo é um ”verdadeiro ‘Trótski de direita’, não compreende que substituindo uma ideologia pela outra não contribui para a elaboração de uma base de pensamento que promova soluções concretas para os problemas brasileiros”.