Presidente do TRE-BA pede apoio a classe política para eleitores que ainda não fizeram biometria

Desembargador Jatahy Júnior, do TRE. Foto: Leandro Fonseca/BMF

Facilitar o acesso do eleitor ao serviço do recadastramento é umas das prioridades do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nessa nova fase da biometria na Bahia. O assunto foi abordado pela redação do Blog Marcos Frahm, durante entrevista com o presidente da Corte, o desembargador Jatahy Júnior, na noite desta quinta-feira (23), quando visitou o município de Jequié para prestigiar a solenidade de outorga de Comenda ao desembargador do TJ-BA, o jequieense Raimundo Sérgio Cafezeiro , na Câmara Municipal.

De acordo com o presidente do TRE,  a preocupação da Justiça Eleitoral baiana é alcançar o eleitor. ”Esse é o nosso desafio. Para isso, vamos colocar posto onde está precisando, principalmente nos distritos mais distantes da sede. Podemos fazer convênio com qualquer órgão, entidade ou com a ajuda de quem tiver a boa vontade, contanto que a Justiça Eleitoral chegue mais perto do eleitor”.

A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o atendimento por hora marcada. O agendamento pode ser feito na internet, na página agendamento.tre-ba.jus.br ou pela central telefônica. Na ocasião, o presidente anunciou o número gratuito para agendar o serviço (0800 071 6505), que estará disponível na próxima segunda-feira (27/5).

Apoio da classe política

O presidente chamou a atenção para as implicações geradas ao eleitor, que não fizer o recadastramento biométrico. ”As revisões levarão, imperiosamente, ao cancelamento do título. Por isso, ressalto a importância do apoio das gestões públicas. A ajuda da classe política é permitida e bem-vinda”, afirmou Jatahy.

30% do eleitorado baiano precisa realizar biometria

”Quando assumi, solicitei da equipe que fizesse um levantamento sobre a biometria e foi constatado que 70% dos eleitores da Bahia já estavam biometrizados. A parte mais fácil já foi feita e, agora, temos a parte mais distante, que é a do eleitorado que mora distante e tem dificuldade de chegar até a Zona Eleitoral. Eu determinei que não quero mais quele sacrifício do eleitor, enfrentando filas quilométricas para fazer a biometria. Nós adotamos o agendamento eletrônico. Pedimos o apoio das prefeituras, que orientem as pessoas do campo, por exemplo, que tem dificuldade de acessar a internet, dando auxílio  no agendamento antes do eleitor ir ao cartório. Peço aos políticos,  representantes da sociedade que ajudem o eleitor, pois o que é proibido na eleição, como transporte ao eleitor, agora é permitido para o cadastramento biometrítico. É muito importante esse apoio para evitar o cancelamento do título”.