Presidente da CDL de Jequié defende flexibilização para funcionamento de bares e restaurantes

Antonio Trifino defende bares e reestruturantes. Foto: Emanuel Jr.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jequié (CDL), Antonio Trifino Junior, foi um dos convidados desta quinta-feira (17) do Podcast Lojista. No programa, ele se mostrou descontente com relação ao tratamento, diante à pandemia do Coronavírus, aos bares e restaurantes de Jequié.

Em decorrência da Covid-19, alguns setores sofreram –e estão sofrendo– mais impacto que outros e, portanto, demandarão mais tempo e assistência para se estabilizarem novamente. Dentre estes negócios e prestadores de serviços estão: artistas, eventos culturais, turismo, bares e restaurantes.

Especialmente no caso de bares e restaurantes, a fiscalização é imprescindível. Após quinze meses de pandemia, o município ainda não se mostrou capaz de distinguir as empresas do setor de alimentação fora de casa que seguem os protocolos daqueles que não seguem. Com isso, aqueles que respeitam a Lei Municipal e os protocolos de segurança acabam sendo bastante prejudicados.

Nos últimos quinze dias, cumprindo com o decreto, fecharam-se bares e restaurantes –inclusive, convidando os clientes sentados à mesa a se retirarem; como, por exemplo, no Dia dos Namorados, quando, lamentavelmente, isso ocorreu.

”Em nenhum momento negamos a gravidade da Covid-19 e suas consequências. Isso é um fato. O comércio se adequou para trazer o mínimo de risco pros clientes e colaboradores. Agora, a gente não vê de nenhum dos entes públicos, de nenhuma força de segurança, de fiscalização –do município ou do Estado– a mesma energia para resolver as aglomerações nas filas de banco; onde, realmente, as aglomerações acontecem no dia-a-dia, pra todo mundo ver”, disse Trifino Junior.

Há uma pré-disposição do poder municipal para resolver. Porém, os decretos estaduais apresentam-se cada vez mais restritivos. Diálogos e acordos tem sido buscados, esperando que a situação seja amenizada. Infelizmente, bares e restaurantes de Jequié que tiveram suas portas fechadas durante esse período dificilmente retornarão; além disso, aqueles que permanecem abertos, estão cada vez mais endividados.