Presidente Bolsonaro escolhe 3° da lista como novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Desde terça-feira (30) sem reitor, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicou o professor Fábio Josué Souza dos Santos para assumir o comando da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Ele é o último da lista tríplice enviada ao governo federal e sua nomeação, segundo o site G1, deve ser confirmada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (1°).

A UFRB estava sendo conduzida pela até então vice-reitora Georgina Gonçalves dos Santos, que acabou sendo a mais votada para comandar a instituição entre 2019 e 2023 pelos alunos e pelo Conselho Universitário para a lista tríplice. Apesar de a lei prever que o presidente pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem ter que apresentar justificativa para o escolhido, a indicação do terceiro nome é inédita desde o governo do ex-presidente Lula.

Mais cedo, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) chegou a acusar Bolsonaro de cometer crime de responsabilidade pela falta da escolha de um nome da lista tríplice que foi encaminhada desde 14 de março ao Ministério da Educação (MEC). Fábio Santos vai assumir o lugar do reitor Silvio Luiz Soglia, que deixou o cargo no último dia 15 de julho.

Na votação coordenada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFRB, que aconteceu no fim de fevereiro, Georgina recebeu 17 dos 25 votos de diretores, professores, alunos e técnicos administrativos. A professora Tatiana Velloso ficou em segundo, com 5 votos. Já Fábio Josué, é professor da graduação em ”educação do campo”, recebeu apenas 3 votos.