Presidente Bolsonaro diz que TV Escola ”deseduca” e chama Paulo Freire de ”energúmeno”

Presidente critica o programa TV Escola. Foto: Marcos Corrêa

O presidente Jair Bolsonaro chamou de ”energúmeno” o educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e declarou que a programação da TV Escola “deseduca”. As polêmicas afirmações foram feitas nesta segunda-feira (16).

Na última sexta (13), o contrato não foi renovado com a associação responsável por gerir a TV Escola desde 1995. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que estuda a possibilidade das atividades do canal serem exercidas por outra instituição da administração pública.

Bolsonaro fez as afirmações contra Paulo Freire e a TV Escola na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada, enquanto conversava e tirava fotos com apoiadores, e foi questionado sobre o tema. O presidente defendeu a decisão do ministério de não renovar o contrato e disse que a audiência da TV Escola é muito baixa. ”Você conhece a programação da TV Escola? Deseduca”, afirmou o presidente.

”Queriam que assinasse agora um contrato, o Abraham Weintraub [ministro da Educação], de R$ 350 milhões. Quem assiste a TV Escola? Ninguém assiste. Dinheiro jogado fora”, acrescentou, segundo o Globo.com.

Segundo Bolsonaro, a educação do Brasil tem desempenho ruim e avaliações por causa ”dessas programações”, com a da TV Escola que, na sua opinião, tinha uma programação ”totalmente de esquerda”, que promovia ”ideologia de gênero” com recursos públicos.

De acordo com o presidente, as mudanças que a sua gestão implementa terão reflexos na educação do país num prazo entre cinco e 15 anos. Ao concluir o argumento, ele chamou o educador Paulo Freire de ”energúmeno” que, de acordo com a definição do dicionário Aurélio, quer dizer ”endemoninhado, fanático, possesso”.