Prefeituras do Vale do Jiquiriçá fecham as portas em apoio a movimento contra crise financeira

Prefeitura Municipal de Jaguaquara

Cerca de 270 prefeituras do interior da Bahia paralisaram as atividades nesta sexta-feira (25), em apoio ao movimento “SOS Municípios”. No Vale do Jiquiriçá, as instituições públicas representadas por gestores que integram a Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – Mercovale, também fecharam as portas e o atendimento ao público foi suspenso, devendo ser retomado só na segunda-feira (26), segundo informou o secretário da UPB, prefeito de Lafaiete Coutinho, Zé Cocá.

Prefeitura Municipal de Itaquara

A ação visa pressionar o Congresso Nacional para que seja dada maior agilidade na apreciação e aprovação da PEC 39/2013, que amplia em 2% o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A União dos Municípios da Bahia afirma que diversas prefeituras baianas passam por uma grave crise financeira e necessitam do aumento na receita para poder quitar as dívidas.

Prefeitura Municipal de Santa Inês

De acordo com a UPB, os municípios do semi-árido, que sofrem com a seca, são os que estão passando por maior dificuldade. Entre os municípios que aderiram ao movimento no Vale estão Jaguaquara, Itaquara, Santa Inês, Cravolândia, Lafaiete Coutinho, entre outros.

Fotos: Blog Marcos Frahm