Prefeitura de Nova Soure contesta dados da Sesab relativos à Covid-19 no município

A secretaria de Saúde de Nova Soure contestou os dados divulgados pelo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta sexta-feira (22), no qual a cidade aparece com a maior média de crescimento da contaminação pelo novo coronavírus nos últimos cinco dias na Bahia. Segundo a Sesab , o número de contaminados em Nova Soure cresceu 141,5% por dia nos últimos cinco dias, totalizando 43 casos da doença.

No entanto, em contato com o Bahia Notícias, a secretaria de Saúde do município afirmou haver apenas 10 casos confirmados, sendo 5 a partir de análise laboratorial e outros 5 diagnosticados a partir de teste rápido.

”O município de Nova Soure veem desempenhando uma trabalho árduo para monitorar sua população no que tange os casos de COVID 19, hoje temos 10 casos confirmados sendo 05 curados e 05 em isolamento domiciliar. Esses dados estão sendo enviados diuturnamente para o NRS Nordeste. O próprio boletim da Sesab informa apenas 05 casos confirmados até o momento, e sugere 38 casos a serem validados,porém esse dado sobre validação também não procede. Já enviamos o nosso questionamento tanto para o NRS, quanto a DIVEP, pois a nossa equipe veem seguindo todas as orientações solicitadas”, disse o secretário municipal de Saúde, Ernesto da Costa Lima Júnior, em nota.

De acordo com a Sesab, o município possui três confirmações por  testagem laboratorial, um enquadrado na categoria clínico epidemiológico e outro resultado de teste rápido. No mesmo boletim, 38 casos aguardam validação do município, casos considerados confirmados pela pasta estadual.A Bahia registra um total de 12.577 confirmados. O dado geral considera também as menções a serem validadas pelos municípios.  Com informações do Bahia Notícias