Prefeitura de Nazaré das Farinhas reabrirá academias de ginástica após decreto de Bolsonaro

A prefeita de Nazaré das Farinhas, Eunice Soares Barreto Peixoto, determinou, através de decreto desta sexta-feira (15), a reabertura das academias de ginástica e estúdios de atividade físicas. No texto, a gestora do município do Recôncavo Baiano, destaca que o funcionamento será ”em horário especial e somente de acordo com o estabelecido nos respectivos Procedimentos Operacionais Padrão – POP elaborados e avalizados pela Vigilância Sanitária do Município – VISA”.

A nova atualização começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (18) e com validade até dia 29 deste mês. Porém, informa também que o ”o POP poderá ser reavaliado e até suspenso em caso de alteração do cenário epidemiológico da cidade”.

Até o momento, Nazaré das Farinhas teve um caso da Covid-19 confirmada. O paciente foi testado positivo há 12 dias e já se encontra curado. Vale destacar que a cidade está com as entradas principais fechadas e com acesso restrito.

A medida da gestora segue o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que editou na última segunda-feira (11) um decreto incluindo academias, salões de beleza, cabeleireiros e barbearias entre as atividades essenciais durante a pandemia, passando a permitir o funcionamento desses empreendimentos mesmo nos locais que decretaram medidas rígidas de isolamento social.

Segundo o presidente, as academias e os salões de beleza são questões de saúde e de higiene. Bolsonaro tem usado os decretos de atividades essenciais para driblar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou que cabe aos Estados e municípios determinar o fechamento do comércio, serviços e empresas em função da epidemia de coronavírus.  As informações são do site Bahia Notícias