Prefeitura de Maracás entrega Academia de Saúde e Centro de Convivência no povoado de Porto Alegre

Prefeito Soya Novaes presidiu ato inaugural. Foto: Divulgação

Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento do serviço público de Saúde e de reforçar a política de proteção social na zona rural, a Prefeitura de Maracás entregou, na terça-feira, 03, uma Academia de Saúde e um Centro de Convivência no Povoado de Porto Alegre. Com recursos próprios, a Prefeitura concluiu a Academia Maria Madalena Alves Oliveira, que também funcionará como Unidade de Saúde, cuja obra, que se arrastava desde as gestões anteriores, iniciada em 2011 com recursos do Ministério da Saúde, através de convênio com o Município estava paralisada, sendo necessária a autorização do Governo para a sua conclusão.

Ao presidir o ato inaugural, o prefeito Soya Novaes destacou a entrega como um momento que marcará o início da contribuição da gestão municipal para o bem-estar físico e mental dos moradores de Porto Alegre e Região. ”Essa é a materialização de um sonho antigo dos moradores, que a partir de agora terão um equipamento público que visa à prevenção de doenças, tanto do corpo quanto da mente, além de serviços de fisioterapia que serão oferecidos pela equipe que acolherá os pacientes que necessitam de apoio. Cuidar da saúde das pessoas é algo gratificante e melhor ainda é quando a gente consegue entregar uma obra que antes era apenas promessa e agora se torna realidade”, comemorou o prefeito.

A secretária de Saúde, Darlene Rosa, reforçou a importância do equipamento na prevenção de doenças. ”Toda vez que a gente promove saúde, a gente salva vidas e a entrega dessa academia tem um motivo muito especial, pois estamos superando uma grande batalha, de ver essa obra que encontramos inacabada sendo concluída, depois de uma luta intensa da Prefeitura, que utilizou recursos próprios para essa conclusão”, declarou.

Centro de Convivência

Utilizando as estruturas da antiga Creche Helena Meira, que passou a funcionar em outro espaço e em período integral a partir da sua reinauguração no último dia 22 de abril, fruto de parceria com a mineradora Largo Brasil, a Prefeitura de Maracás também entregou, em Porto Alegre, o Centro de Convivência, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. A cerimônia de inauguração contou com a presença da secretária Guida Galvão, de vereadores, moradores e usuários do órgão, que permitir que que os vínculos do convívio comunitário sejam fortalecidos.

Para a secretária da pasta, o Centro de Convivência é uma conquista para o povo de Porto Alegre, ”afinal é uma extensão dos cursos oferecidos na Assistência Social de Maracás, que consiste em levar o apoio social para os quatro cantos do município”, ressaltou.