Prefeitura de Lagedo do Tabocal retoma aulas na rede municipal de ensino de forma remota

Professores trabalham em home Office. Foto: Blog Marcos Frahm

A Prefeitura de Lajedo do Tabocal, no Vale do Jiquiriçá, decidiu retomar as aulas na rede municipal de forma remota. De acordo com a secretária de Educação Telma Pires, as aulas online ao vivo tiveram início no último dia (17) de fevereiro, nos três turnos.

Diante das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, o Município, que atende cerca de 1.400 alunos, entre educação infantil e ensino fundamental, montou um plano de retomada das aulas. Segundo a secretária, que foi indagada sobre o plano pelo Blog Marcos Frahm, a Secretaria tem feito um grande esforço para que os alunos possam ter acesso aos conteúdos por meio de aplicativos mensagens. Estão sendo disponibilizados vídeos explicativos e os estudantes também podem interagir com os professores, que estão atuando em casa, trabalhando no formato home Office, como forma de prevenção à saúde.

A titular da pasta informou que, os docentes, enfrentaram em 2020, além da pandemia, uma greve deflagrada por melhorias salariais, pagamento do Piso Nacional, cuja situação já foi regularizada pela Prefeitura e que os professores tem se empenhado para atender aos alunos com aulas remotas. Ainda de acordo com a secretária, aos estudantes que não possuem smartphone e não tem acesso a internet, são disponibilizadas atividades pedagógicas impressas, recolhidas pelos pais nas unidades escolares. ”O desafio é muito grande, mas estamos tendo resultado positivo diante do empenho dos professores e dos alunos. Não será fácil alcançar todo o alunado, mas para os que não possuem aparelhos nós disponibilizamos as atividades impressas e os pais vão pegar na escola. Estamos em um processo de adaptação e enquanto não tiver vacina para os estudantes e profissionais da educação, vamos ter que nos adaptar a esse formato”, disse Telma Pires.

Ela afirmou que nessa primeira fase não foi possível abranger a turma do EJA, uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.