Prefeitura de Jequié segue investindo em Educação e adquire laboratórios de ciências e mesas interativas

Foram adquiridos oito laboratórios de ciências. Foto: Divulgação/PMJ

Durante a abertura da Jornada Pedagógica 2023, na manhã de quarta-feira (08), no Centro de Cultura, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, e a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, apresentaram, publicamente, uma série de novos investimentos para o setor educacional, visando a melhoria da estrutura disponibilizada aos estudantes do Sistema Municipal de Ensino, que vem passando por um arrojado projeto de reestruturação, iniciado com as reformas das escolas, com implementação das aulas de iniciação musical, seguida pela aquisição dos laboratórios de Informática, além dos eventos destinados à integração dos alunos, como os Jogos Estudantis e o projeto Som do Sol.

Como resultado dos novos investimentos, foram adquiridos oito laboratórios de ciências, que vão atender os estudantes do Ensino Fundamental I e do Fundamental II. Os laboratórios são compostos por um farto material didático, entre eles, tabela periódica; balança digital; óculos de realidade virtual; mini sistema solar; globo terrestre; microscópio, esqueleto humano; mini torso humano; livros de apoio, entre muitos outros itens.

Uma outra novidade apresentada ao público foram as mesas interativas digitais, adquiridas pela Secretaria de Educação para serem utilizadas como ferramenta educacional para auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, de forma divertida e interativa, servindo de suporte pedagógico para melhoria das habilidades de leitura, escrita, conceitos matemáticos e de outras áreas de conhecimento. Ao todo serão 40 mesas interativas, com mais de 70 aplicativos educacionais instalados, possibilitando realizar uma quantidade ilimitada de atividades para os alunos.

De acordo com a secretária de Educação, Elvia Sampaio, esses novos equipamentos, somados à aquisição do cerca de sete mil tablets, dos novos livros didáticos adquiridos para os estudantes da modalidade da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) e dos novos livros sobre Influência dos Povos Africanos e Indígenas na Cultura Brasileira, além de facilitar a prática pedagógica dos professores em sala de aula, representam um grande avanço para a Educação municipal.

”Não tenho dúvidas que todo esse investimento refletirá positivamente no aumento da qualidade do ensino, já que poderemos aumentar a diversidade das aulas planejadas e, deste modo, por meio das novas estratégias pedagógicas desenvolvidas, aplicar esses novos elementos na sala de aula, com os nossos estudantes. É uma imensa alegria poder entregar esses equipamentos e os novos livros que chegam para compor as bibliotecas das escolas, sabendo que vão proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e investigativa, estimulando competências e habilidades cognitivas e motoras dos estudantes. Seguimos trabalhando e em breve, na parte da infraestrutura educacional, teremos mais novidades, com fé em Deus!”, afirmou a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.