Prefeitura de Jequié segue com obras de infraestrutura viária e construção dos bueiros em estradas vicinais

E o trabalho consiste na colocação de manilhas. Foto: PMJ

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, vem realizando as obras de recuperação e de manutenção das estradas rurais e, com isso, vem devolvendo a trafegabilidade dessas vias, auxiliando os moradores e pequenos produtores rurais, com a melhoria da acessibilidade nessas localidades. Entre as intervenções que propiciam mais segurança à quem utiliza as vias rurais, estão a reestruturação de pontes e a instalação de bueiros, como os que estão sendo construídos no povoado de Campo Largo, distrito de Florestal.

A ação tem como objetivo garantir mais durabilidade das obras de restauração das estradas, permitindo que as águas escoam para as margens da via e não na pista de rodagem, evitando a erosão e o surgimento de valetas. E o trabalho consiste na colocação de uma sequência de manilhamento em concreto, que servem como ponto de coleta e drenagem de águas pluviais, possibilitando que não haja alagamento, o solo fique seco ou menos poroso e, assim, mais resistente ao desgaste.

De acordo com o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos, essas canalizações são essenciais para prolongar a durabilidade das obras de recuperação, pois em alguns trechos, as passagens ficam completamente destruídas após longos dias de chuva, prejudicando a vida das famílias rurais.