Prefeitura de Jequié reúne comitê emergencial composto por secretarias sobre as chuvas

Secretários municipais se reúnem na Prefeitura. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (23), o Comitê Emergencial, acionado pelo prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, e composto por representantes de todas as Secretarias municipais e, ainda, pela Ouvidoria Geral do município, a Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN) e a Guarda Municipal, esteve reunido na sede da Prefeitura de Jequié para tratar das ocorrências ocasionadas pelas fortes chuvas que se precipitaram sobre a cidade, desde a quarta-feira, dia 22. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Governo, Alex Santos, representando o prefeito, Sérgio da Gameleira; a secretária de Administração, Sibely da Silva Ribeiro; o secretário de Infraestrutura, Daniel Muniz; o secretário de Serviços Públicos, Vinícius Nogueira; o secretário de Educação, Paulo Andrade; o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Pires; o secretário da Fazenda, Verivaldo Santana; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; representantes das demais Secretarias; o comandante da Guarda Municipal, Frankey da Silva Souza, e o superintendente da SUMTRAN, Luiz Cruz.

A reunião, presidida pelo secretário de Governo, Alex Santos, discutiu as atividades que já foram executadas e apresentou uma série de ações colocadas em prática para minimizar os impactos das chuvas, como a alocação de equipes de trabalho, munidas com caminhões-caçamba e máquinas, para desobstruir vias e a retirada dos entulhos e da lama, nas localidades mais atingidas; além da disponibilização do Centro Educacional Presidente Médici, no Joaquim Romão, para a alocação de famílias possivelmente atingidas pelas chuvas.

A Prefeitura de Jequié realizou a limpeza preventiva de canais pluviais nos diversos bairros e localidades; ação que ajudou a minimizar os danos causados, mesmo com a grande precipitação de chuva. Não houve registros de imóveis com estrutura danificada ou de famílias desabrigadas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social informou, durante a reunião do Comitê Emergencial, que está atuando e prestando apoio aos moradores nos bairros mais atingidos pelas águas, através das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que existem nessas localidades e, caso seja necessário, estarão encaminhando as pessoas para os serviços sociais.

Com as chuvas fortes, alguns semáforos entraram em pane, mas a SUMTRAN, desde o começo da manhã, vem prestando assistência técnica para que os mesmos sejam normalizados, o mais rápido possível.

O Comitê Emergencial segue na ativa e de prontidão. Quaisquer ocorrências de alagamentos, deslizamentos de terra ou solicitação de ajuda, caso ocorram problemas em decorrência das chuvas, as pessoas podem ligar para o número da Ouvidoria Geral do Município (0800 071 1710), via ligação gratuita e, ainda, para o número (73) 3526-8039, para o aplicativo de mensagens WhatsApp.