Prefeitura de Jequié reforça fiscalização sanitária noturna nos estabelecimentos comerciais da cidade

Jequié vem reforçando as ações noturnas. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem reforçando as ações noturnas de fiscalização do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, intensificando as medidas operacionais voltadas à prevenção de riscos à saúde pública, nos estabelecimentos que manipulam e comercializam alimentos, como restaurantes, padarias, lanchonetes e outros. Os inspetores sanitários estiveram atuando nesta quarta, no Centro, e nesta quinta-feira, 10, no bairro Jequiezinho, onde realizaram a inspeção de diversos estabelecimentos.

Regulamentada pela Lei Federal 8.080/90, chamada de Lei Orgânica da Saúde, a Vigilância Sanitária conta com o trabalho e conhecimentos técnicos de profissionais de várias áreas de formações, atuando de forma integrada e as fiscalizações têm o objetivo de evitar a exposição, comercialização e o consumo de alimentos irregulares, pois, de acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Aneilda Gomes Silva, o controle da qualidade dos alimentos comercializados é imprescindível para que a saúde humana não seja exposta a riscos.

‘Por conta da pandemia, as fiscalizações noturnas de rotina, estavam sendo feitas voltadas, exclusivamente, para as ações de combate ao Covid-19, no entanto retomamos essas ações e estamos intensificando as inspeções em estabelecimentos que têm funcionamento noturno, e os fiscais sanitários têm vistoriado os locais que manipulam alimentos. É importante salientar que durante essas nossas atividades, os comerciantes recebem todas as orientações necessárias para garantir alimento seguro à população. A Vigilância Sanitária tem como principal atribuição a fiscalização de estabelecimentos que produzem, transportam, manipulam, fabricam e comercializam alimentos com vistas a promover as boas práticas na produção e manipulação dos mesmos, possibilitando assim, minimizar ou eliminar os potenciais riscos à saúde.”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Aneilda Gomes Silva.