Prefeitura de Jequié encerra campanha Agosto Lilás; rede continuará prestando atendimento às mulheres

Evento envolveu pessoas do Social e da Segurança. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Operação Ronda Maria da Penha e Defensoria Pública do Estado da Bahia, realizou na quarta-feira (31), o encerramento da campanha Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, que esse ano teve o tema ”Um instrumento de luta por uma vida livre de violência”.

Estiveram presentes a gestora de Proteção Social Básica, Suellen Pereira; a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Mulheres (NAM), Vilmara dos Santos Coutinho; a comandante da Ronda Maria da Penha, a tenente Patrícia de Oliveira; a delegada titular, Grazielle Quaresma, e a escrivã da DEAM, Suzivani Vieira; o gestor da Proteção Especial, Alexandro Luz Bonfim; e a equipe técnica dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do município.

A iniciativa, que contou com uma caravana itinerante, rodas de conversa, palestras, exibição de vídeos e panfletagem, teve o propósito de reforçar as ações da rede de proteção e, ainda, comemorar os 16 anos da Lei Maria da Penha. Através da Caravana foram realizadas atividades integrativas para as assistidas pela rede de proteção, na Primeira Igreja Batista de Jequié (PIB); encontros de orientação às funcionárias e colaboradoras nas empresas e às assistidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); entrega de panfletos de orientação sobre o tema, na rodoviária, no comércio, entre outras ações.

”Foi um mês de muito trabalho. Atuamos diariamente por meio da Caravana, que foi intensificada com a participação da Ronda Maria da Penha, DEAM, Defensoria Pública e das profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, que atuam na rede de proteção, ofertando palestras, rodas de conversa, orientações e atendimentos sobre os tipos de violência contra a mulher, apresentamos os serviços oferecidos pela Prefeitura e nos colocamos à disposição da sociedade para juntos combatermos os crimes contra as mulheres. Mas isso não quer dizer que a ação chegou ao fim, muito pelo contrário! As equipes continuarão na ativa e estarão sendo realizadas ações mensais, sempre reforçando o nosso compromisso de orientar sobre os direitos e combater a violência contra as mulheres.”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.