Prefeitura de Jequié realiza 1ª Plenária de Saúde Mental, através da Secretaria e Conselho de Saúde

/ Jequié

Ato ocorreu no auditório do Centro Estadual de Educação

Com o objetivo de mobilizar os usuários, trabalhadores da Saúde e gestores municipais, para a construção de políticas públicas de Saúde Mental, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação (CEEP) Regis Pacheco, a 1ª Plenária de Saúde Mental. Estiveram presentes, o secretário de Sáude, Marlon Pereira; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvino Rodrigues; a coordenadora de Saúde Mental, Milane Correia; demais conselheiros, profissionais e trabalhadores da Saúde; e representantes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, o encontro teve como objetivo fazer o levantamento de propostas, as avaliações críticas, buscando ouvir todos as pessoas diretamente ligados à área para com o foco na melhoria e no avanço na atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS). Da Plenária foram extraídas as propostas que serão encaminhadas à Conferência Macrorregional de Saúde Mental e, ainda, escolhidos 12 delegados representantes do município.

”Esse encontro é muito importante para a discussão da Saúde Mental, que não se dá só na cabeça, o seu corpo responde também a isso. A saúde mental define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta a maneira como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida. Também ajuda a determinar como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. E para a efetivação das políticas públicas de Saúde Mental, temos que estar discutindo, principalmente neste momento em que vivenciamos os reflexos do pós-pandemia.”, disse Jorge Sampaio, conselheiro do Conselho Municipal de Saúde e referência técnica em Saúde Mental do Núcleo Regional de Saúde Sul/Jequié (NRS).

Os comentários estão fechados.