Prefeitura de Jequié promove evento em celebração aos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Evento na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro. Foto: Prefeitura

Para celebrar os 32 anos da existência da legislação que protege os direitos das crianças e adolescentes no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8069/90, comemorado nacionalmente no dia 13 de julho, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu na tarde de terça-feira (26), na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, no Centro, um evento com programação cultural às crianças e adolescentes atendidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e Abrigo Infantil Malvina Costa. Estiveram presentes, a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; o gestor municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Emerson Nery; a gestora de Proteção Social Básica, Suellen Pereira; a assistente social do município, Ana Marta Palmitos; equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social; e os representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Iniciado com a participação cultural do Núcleo de Prática Musical Cidade Sol, do Programa NEOJIBA, e as bailarinas do Projeto Arte Viva que, com música e dança, encantaram as crianças e adolescentes, o momento foi propício para o incentivo ao esporte, com a participação do diretor técnico do Projeto Social Judô Ação, Arlon Ferreira. Durante o encontro, as crianças e adolescentes assistidas pelas seis unidades dos SCFVs fizeram a entrega de cartas abertas sobre a violação dos seus direitos, para os Adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, que irão representá-los, na reinvindicação de direitos junto ao Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).

”Foi uma ótima iniciativa da Prefeitura de Jequié estar promovendo esse evento, que reuniu diversas crianças e adolescentes. Precisamos estar atentos aos seus direitos, e é o papel do NUCA-UNICEF, representá-los! Vamos estar entregando essas cartas, pois as crianças merecem educação de qualidade, saúde, esporte, lazer, eles merecem ter um desenvolvimento pleno, assegurado para o bem deles e da sociedade.”, destacou o representante do NUCA, Kevin Nascimento.