Prefeitura de Jequié iniciou a blitz de testagem rápida para Covid-19, na Praça Rui Barbosa

Equipe atuando na Praça Rui Barbosa. Foto: Blog Marcos Frahm

A Prefeitura de Jequié decidiu ampliar a testagem do coronavírus no Município, com equipes da Saúde atuando em pontos diferentes teste rápido até em via pública. Foi iniciada nesta semana a chamada Blitz da Testagem Rápida, que nesta terça-feira (23) esteve na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade.

Segundo a Secretaria de Saúde, o teste rápido é feito com a coleta de amostra do sangue para avaliar a presença de dois tipos de anticorpos: IgG e IgM. Quando o resultado é positivo para IgM, significa que a pessoa está ou esteve recentemente infectada. Quando o resultado do teste rápido é positivo para IgG, significa que a pessoa já entrou em contato com o vírus, no passado.

Para ter acesso aos testes as pessoas devem procurar os pontos de testagem, que deverão percorrer diversos bairros e localidades do município, nos próximos dias. Ainda conforme informou a gestão municipal, a iniciativa vai realizar 300 testes por dia, num total de 6 mil testes, com o objetivo de identificar os casos assintomáticos suspeitos, entre a população, e assim, orientar para quarentena e agendar a realização do teste RT-PCR, com a coleta de material orgânico do nariz e faringe e, a depender do caso, encaminhá-las para o atendimento médico.