Prefeitura de Jequié inicia nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos, com agricultores

Evento ocorreu na sede da Secretaria da Agricultura. Foto: Secom

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, deu início, na manhã desta sexta-feira, a uma nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a celebração do Termo de Compromisso, firmado com dezenas de agricultores familiares de Jequié, que estão cadastrados e habilitados para o fornecimento de hortifrúti para a Prefeitura.

A assinatura do documento, ocorrida na sede da Secretaria, possibilita a aquisição de produtos agrícolas que serão distribuídos a pessoas em situação vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Estiveram presentes, o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Juvenal Neto, o Neto da Água Já; a diretora de Meio Ambiente, Maria Cruz; o diretor do Departamento de Projetos da Secretaria, Cid Roberto Teixeira; o diretor do Departamento de Expansão Rural, Eduardo José Simões de Carvalho, e os agricultores contemplados pelo programa.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, que promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar, propiciando inclusão social e econômica no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Nesta etapa, por intermédio do trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, 138 produtores rurais serão contemplados, através da aquisição de alimentos produzidos por eles, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

No município, os produtos serão destinados a 21 entidades, entre elas algumas creches e escolas municipais. Na assinatura do termo, o secretário destacou a importância do empenho dos técnicos locais, no cuidado com a execução do PAA, como incentivo à agricultura familiar.