Prefeitura de Jequié entrega cadeiras de rodas a atletas paradesportistas; ”momento importante”

Prefeito faz entrega de cadeiras de rodas. Foto: Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Esporte e Lazer, entregou, durante ato público realizado na quadra poliesportiva da Praça do Viveiro, no bairro São José, na última sexta-feira (3), 10 cadeiras de rodas esportivas para os atletas da Associação Paradesportista do Interior da Bahia (APIB). Estiveram presentes, o prefeito, Zé Cocá; o deputado federal, Leur Lomanto; o secretário de Esporte e Lazer, Matheus Roberto Oliveira Macedo, o Budega; o vereador Eduardo Simões, o Duda; Ladislau Bulhões, o Bui; Daubti Rocha, o Colorido; e Josiel Cavalcante, o Ziel; o presidente Jaldo Santana Roseno, e o vice-presidente, Carlos Augusto Souza Brito; o professor, Carlos Alberto Borges, o Tucha, treinador voluntário dos atletas; e os integrantes da equipe de desportistas da APIB.

Esta é a primeira vez em que a administração municipal realiza essa entrega, sendo que todas as cadeiras foram confeccionadas exclusivamente para o corpo do atleta, respeitando as medidas do quadril, cintura, pernas, braços, o que garante a segurança e potencializa o melhor desempenho durante as provas. Esses equipamentos foram adquiridos com recursos próprios e a associação contemplada já participou de diversas competições. Agora, com o equipamento adequado, esses atletas terão melhores condições de treinamento e, possivelmente, uma melhor performance em eventos esportivos, além de propiciar mais qualidade de vida para essas pessoas.

Presente durante a entrega, o deputado federal, Leur Lomanto, destacou que a APIB contará com apoio de emendas parlamentares do seu mandato.

”As pessoas com deficiência precisam e merecem ter o seu espaço reconhecido. Isso é inclusão, é respeito, é dignidade e como forma de apoio, designei emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil reais para manutenção das cadeiras de rodas esportivas, para desenvolvimento de ações de suporte e apoio para a Associação Paradesportista do Interior da Bahia, como forma de reconhecimento ao trabalho que é prestado pela entidade e que deverá ser ampliado e fortalecido.”, destacou o deputado federal, Leur Lomanto.

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, reforçou que a gestão apoia e se preocupa com ações de incentivo ao paradesporto. ”O esporte é fundamental na vida das pessoas e deve estar disponível para todas as parcelas da população, por isso, esse momento é tão importante, um momento de inclusão desses atletas no esporte. Estamos felizes por podermos contribuir para o esporte de Jequié e por conseguirmos levar isso até as pessoas com deficiência, que é uma parcela que precisa ser olhada com o máximo de carinho e de atenção, buscando sempre o incentivo e o investimento, para a melhora da qualidade de vida da população jequieense”, afirmou o prefeito de Jequié, Zé Coca.